sexta-feira, 26 de março de 2010

HARDWARE E SOFTWARE PARA TECLADO DE MEMBRANA (COM CIRCUITO LIGA/DESLIGA).









O esquema elétrico apresentado acima demonstra com realizar a leitura de um teclado de membrana matricial 4(colunas) X 6(linhas) e um botão ON/OFF (botão da própria membrana)
É possível utilizar um teclado 8 X 8 utilizando o mesmo esquema elétrico com algumas modificações.

MODO DE FUNCIONAMENTO:

As leituras das teclas são realizadas através da varredura das colunas e leituras da linha, da seguinte forma:

-- Determine D0 – D6 (bus de dados) como saídas.

-- Coloque D0 = 0 (nível baixo) e D1 – D3 = 1 (nível alto).

-- De o clock através da saída CLK_TECLADO, assim os valores de Q1 – Q4 será igual às entradas D1 – D4 (entradas do CD74HC574).

-- Em seguida coloque o bus de dados D0 – D6 como entradas.

-- Faça a leitura das portas e se houver alguma em nível baixo ( = 0) o botão 1 (coluna) e X (linha em nível baixo) estará pressionado. Portanto faça o tratamento desejado ou salve esse dado em um buffer para tratamento posterior.

-- Para ler os outros botões relativos as outras colunas, basta realizar os passos anteriores modificando a saída D0 para a coluna desejada.

 BOTÃO ON/OFF

O botão ON/OFF está ligado nos pinos 6 e 7 do conector TECLADO, o pino 7 é ligado diretamente ao GND pois não precisa de varredura, o funcionamento do circuito é descrito abaixo:

-- Ao ligar a placa na alimentação a mesma deverá estar desligada pois U1 e U2 são habilitados se a entrada \ON/OFF estiver em 0 e ao ligar o transistor Q3 não possui corrente de base pois a saída do micro-controlador SELO estará em 0.

-- Ao pressionar o botão ON/OFF do teclado a entrada BT_ON será igual a 0 (pois o pino 6 e 7 do teclado estarão em curto), assim U1 e U2 serão habilitados, pois START será igual a 0.

-- O micro-controlador ao ser energizado colocará a saída SELO igual a 1 (está lógica vem dos acionamentos via contador, a saída SELO é como se fosse o contador de selo, já viu isto???? Creio que não....), assim Q3 irá começar a conduzir e manterá o circuito energizado mesmo após o usuário soltar o botão ON/OFF.

-- Para desligar o circuito o usuário deve pressionar novamente a mesma tecla. O micro ao ler a entrada D0 e verificar que a mesma esta em nível baixo, colocará a saída SELO = 0, assim quando o usuário retirar o dedo do botão o circuito irá desligar, pois START será igual a nível alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário